Archives for outubro2012

Energia limpa: cientistas transformam ar em petróleo

Uma pequena empresa britânica conseguiu um feito extraordinário: produzir petróleo a partir do ar, utilizando uma tecnologia revolucionária que promete resolver a crise de energia no mundo, bem como auxiliar a frear o aquecimento global, removendo dióxido de carbono da atmosfera terrestre.

A síntese de combustível formado a partir do ar em Stockton-on-Tees resultou em cinco litros de petróleo desde o mês de agosto, quando o projeto foi transferido para uma pequena refinaria que fabrica gasolina a partir de dióxido de carbono e vapor de água.

A empresa espera que, dentro de dois anos, construa um complexo maior, com planta em escala comercial, para conseguir produzir uma tonelada de petróleo por dia. E também pretende produzir combustível verde para aviação, para fazer com que os aviões emitam menos carbono ou sejam completamente neutros em relação a este material.

Maiores informações

 

PET-Elétrica vence o Desafio Inovação UFF 2012!

É com muito orgulho que viemos anunciar que o PET-Elétrica foi o Vencedor do DESAFIO INOVAÇÃO UFF 2012, realizado pelo PET-MEC durante a Agenda Acadêmica 2012!

O Desafio Inovação 2012 foi uma atividade integrada à Agenda Acadêmica da UFF, no dia 19 de Outubro. Organizado pelo grupo PET da Engenharia Mecânica da UFF (PET-MEC), tem a proposta de estimular a criatividade, o raciocínio e o trabalho em equipe através de um desafio proposto aos participantes. A participação do DI 2012 é aberta a todos os alunos das Engenharias da UFF, aos alunos de Ensino Médio Bolsistas do CNPq 2011 e do aos alunos bolsistas do programa Pibiquinho.

Segue o vídeo da participação do PET-Elétrica, com a participação das aluna Lorenna e Andressa:

PET-Elétrica no Desafio Inovação 2012

Parabéns a todos os envolvidos em mais essa conquista do PET-Elétrica!

PET-Elétrica na Semana Acadêmica

O PET-Elétrica esteve presente nas atividades da Semana Acadêmica com a expsição de seus trabalhos na Mostra PET e na Tenda da Ciência e Tecnologia. Os trabalhos expostos foram:

  • Robô que simulava as funções de uma tartaruga feito com LEGO Mindstorms;
  • Sensor de luminosidade com acendimento sequencial de leds na placa arduino;
  • Acionamento de motor de passo com uso de serial monitor para que o público escolhece o delay desejado;
  • Visor de LCD submetido ao microcontrolador Arduino, onde o usuário determinava a mensagem a ser exibida .