Archives for setembro2012

Cientista cria ultrassom popular

   Um engenheiro da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, desenvolveu uma máquina de ultrassom de baixo custo inspirado pela gravidez de sua esposa. 

O pequeno aparelho – que tem o tamanho de um mouse – pode ser conectado via USB a qualquer computador ou laptop para mostrar imagens do feto na barriga da mãe. Com um custo de fabricação de 30 a 40 libras (entre R$ 98 e R$ 130), o ultrassom portátil é muito mais barato do que as máquinas tradicionais, que chegam a custar entre 20 mil e 100 mil libras.

 “Custo baixo foi a analyze web site
chave. O objetivo era criar um aparelho que pudesse ser produzido a um custo semelhante ao dos aparelhos Doppler manuais (que monitoram os batimentos cardíacos do feto), usados pela maioria das parteiras”, afirmou o engenheiro.

Saiba Mais!

 

Janelas que geram energia

Uma nova célula solar transparente poderá permitir que as janelas dos edifícios e casas gerem energia, como vem sendo proposto há algum tempo, mas sem perderem a característica essencial de permitir que as pessoas vejam do lado de fora. Trata-se de uma célula solar polimérica – de plástico – que produz eletricidade absorvendo a luz infravermelha, e não a luz visível. Isso permite que célula solar de plástico alcance uma transparência de quase 70%.
“Isso abre a possibilidade de usar as células solares de polímeros transparentes como componentes que poderão ser adicionados a equipamentos eletrônicos portáteis, janelas inteligentes, painéis fotovoltaicos incorporados em edifícios e várias outras aplicações”, disse o Dr. Yang Yang, coordenador da pesquisa.
Outro avanço foi a construção de elementos condutores transparentes compostos de uma mistura de nanofios de prata e nanopartículas de dióxido de titânio, em substituição aos eletrodos metálicos usados até agora, que não são transparentes.

Saiba mais!