Archives for agosto2012

Paralisação das obras de Belo Monte

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu por unanimidade nesta terça-feira conceder provimento parcial a um pedido do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) e determinou a imediata suspensão das obras do complexo hidrelétrico de Belo Monte, sob pena de multa diária de 500 mil reais. A construção seguirá paralisada até que o Congresso faça uma consulta às comunidades indígenas e aprove um novo decreto autorizando a obra. Ainda cabe recurso à decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Saiba mais!

Estudantes criam tela mais fina do mundo

   Do Japão, chega outra novidade tecnológica, mas desta vez, criada por pesquisadores muito jovens que podem revolucionar o mercado de aparelhos de televisão.

   Estudantes de duas universidades japonesas e uma americana decidiram corrigir a imagem refletida por bolhas de sabão. Por enquanto, eles só conseguem fazer a experiência com imagens paradas. As imagens são emitidas por um projetor, mas o segredo está em um transmissor de ultra-sons, ondas sonoras que estão acima da nossa capacidade de escutar. Elas provocam pequenas vibrações na membrana que fazem o ajuste da imagem.

   Um dos pesquisadores, Yoichi Ochiai, aluno de pós-graduação da Universidade de Tóquio, explica que a textura das imagens é bem real, dando a impressão de que o objeto está mesmo ali. A pesquisa abre novas possibilidades para o crescente mercado das telas finas de TV. O experimento já ganhou o apelido de “bolhavisão”. Os estudantes criaram também uma substância para formar as membranas, que é mais resistente do que o sabão. Dá para atravessá-la com um objeto ou o dedo e ela não estoura.

Parece uma ideia maluca, mas eles acabaram criando a tela mais fina do mundo.

Saiba mais!

Convênio Ampla – UFF

     A Ampla está divulgando o convênio de cooperação para disseminação do conhecimento gerado pelo projeto Cidade Inteligente Búzios. O projeto foi iniciado em agosto de 2011 e tem duração prevista até dezembro de 2014. Consiste em construir em Búzios a primeira cidade inteligente da América Latina com soluções em automação de rede elétrica, veículos elétricos, prédios inteligentes, medição eletrônica, geração distribuída, iluminação pública inteligente e principalmente integração social às redes inteligentes com mobilização comunitária, troca de resíduos por descontos nas contas de energia, dentre outras ações.

Saiba mais!