Café com Arduíno

10º Encontro

A fim de reproduzir o modelo de interrupção fizemos um programa no qual a escolha do movimento do braço feita pelo usuário era preservada até que uma nova escolha fosse feita. O acionamento dos 5 motores foi feito utilizando a porta D, onde estes foram acionados simultaneamente por um byte.

O código está disponível para download.

8º e 9º Encontros

O grupo deu continuidade as pesquisas sobre como acionar um Braço Robótico composto por 5 motores. Ao longo desses dois encontros houveram debates e esclarecimentos sobre a melhor forma de utilizar os métodos de Programação por Interrupção e PWM. O primeiro deles consiste em  interromper  momentaneamente a execução do algoritmo, chamando uma função externa. Já a aplicação do PWM (Pulse Width Modulation) no Braço Robótico consiste em variar o valor da transferência de potência entregue aos motores.

7° Encontro

Nessa semana aprendemos como enviar comandos para até 8 pinos simultaneamente utilizando as portas B, C e D. Esse experimento contou com 8 resistências e 8 leds, os quais foram acesos sequencialmente.Nós orientamos a disposição do circuito de acordo com o seguinte mapa:

Utilizamos a pinagem D correspondente aos pinos 2 a 13 exceto de 7 a 10. Os pinos RX (0) e TX (1) com função de recepção e transmissão, respectivamente, também foram usados, todavia era necessário desligar suas conexões durante o upload do programa para a placa arduino.

O programa encontra-se disponível para download

E para o acendimento sequencial dos leds : download.